BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 17 de maio de 2011

TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃO ASSUENSE


HOMENAGEADO: CEL PM JOSEMAR TAVARES CÂMARA

DATA: 15 DE OUTUBRO DE 1999
Muito dignas autoridades presentes.
Minhas senhoras,  meus senhores, crianças e adolescentes,
Inicialmente,  em  nome  da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, gostaríamos de agradecer as palavras proferidas pelo ínsigne  Vereador autor da iniciativa concessiva do honroso título de cidadão assuense  que  ora  recebemos.
Foram palavras reconfortantes e animadoras, que nos dão a certeza de estarmos no caminho certo, especialmente porque acolhidas, a unanimidade, por seus dignos pares.
Queremos nesta oportunidade, dividir os méritos dessa honraria, com  nossos  subordinados,   soldados, cabos, sargentos  e  oficiais que fazem a polícia militar  e  que  defendem os interesses da sociedade  assuense, na área de  segurança pública.
Entendemos que a função da Polícia Militar, no contexto sócio - jurídico, é bastante complexa e melindrosa, pois, grosso modo, estamos a administrar as conturbadas relações sociais, num mundo hoje tão violento, constituindo-se, os policiais militares que  se  encontram nas ruas, no desaguadouro de todos os  males  que  aflingem  a  sociedade, desde  a execução do policiamento ostensivo,  ao  apoio  das  campanhas  de  vacinação,  eleições,  direção dos presídios, aos movimentos sociais,  religiosos, políticos e eventos desportivos, enfim, às mais variadas atividades. Vivemos, por isso, a sociedade tão intensamente, que com ela nos confundimos.

O mundo inteiro está comprometido numa época de grandes mudanças,  cujos  efeitos  se  fazem  sentir  em todas as esferas da atividade humana. Democracia, direitos humanos, justiça social e igualdade constituirão os fundamentos da evolução e do progresso das coletividades, além de outras preocupações como a reestruturação econômica, as mudanças tecnológicas, a proteção ao  meio ambiente,  e  as  disparidades  sociais  que  impõe a cada sociedade,  a escolha do que será determinante para o futuro.
O Brasil, o Nordeste, o Rio Grande do Norte e nossa querida cidade de Assu,  também   são  sacudidos  por essas mudanças, o que nos leva a certeza de que a  evolução  da situação da Polícia  Militar,  está intimamente ligada neste contexto e mais  que nunca, a Polícia Militar  deseja e deve dele participar mais ativamente.
Diante disso, podemos afirmar que a proposta da Polícia Militar, que temos a honra de hoje comandar, é de parceria, dentro da caminhada na busca do desenvolvimento social.
Parceria nas mesas de discussão dos problemas sociais, parceria nas  decisões  das  quais somos interessados, parceria com a sociedade  para  solucionarmos,  juntos, os  problemas  que nos  aflingem,  porque  nós todos,  homens  e  mulheres,  seremos, sem  dúvida, o alvo dessas decisões.
Daí o conforto que nos traz  a iniciativa de vossas excelências, principalmente  pelo  fato de  que  temos a oportunidade, a partir  deste  sublime  momento,  de  ostentarmos  com galhardia,  o  mesmo título de  homens  e mulheres do quilate daqueles que nos antecederam, e  mais ainda,  o  direito de  ser  chamado,  cidadão assuense.
Ser  considerado cidadão desta terra de bravos, que  guarda em  seus  anais,  registros dos mais memoráveis de seus ilustres filhos,  somente  nos  enche  de  orgulho e  de satisfação, e fiquem certo  de  que  saberemos honrar as fileiras dos abnegados  assuenses, e  daqueles que como  nós tiveram a honra de  ser  “ adotados “  como filhos honoríficos.
Finalizando, desejamos prestar nossa sincera homenagem a nossos conterrâneos, através do maior dos nossos poetas, Francisco Augusto Caldas de Amorim,  que através de um dos seus mais sublimes versos, encanta a todos nós ao dizer com a sutileza e maestria que deus lhe concedeu:
SERIEMA
Vagando pelas ruas da cidade
A seriema cisma. e, assim parece
Esquecer um vislumbre de saudade
Que cada dia no seu peito cresce.

A sua alma talvez, creio, padece
Da humana gente a pérfida maldade
E, indiferente, cada vez mais tece
A mágoa que lhe traz felicidade.

Alheia ao mundo filosofa a esmo,
Pára absorta, na atitude mesmo
De quem até de si vive esquecida.
Horas a fio vendo-a meditando,
Eu fico também só de mim pensando

Que igual a seriema eu sou na vida.
Muito obrigado e que deus nos abençõe !!!
Cel PM Josemar Tavares Câmara, Cel PM Cmt Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – A SUA ENCILOPÉDIA DIGITAL NA INTERNET, COM 16 BLOGS, 1384LINKS, UM ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO ASSIM 1406 PÁGINAS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. @@ MOSSORÓ-RN

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE E PERTENCENTE A GUARDA PATRIMONIAL DO ESTADO, NO EFETIVO DO DESTACAMENTO DA GUARDA PATRIMONIAL DE MOSSORÓ. SOU MOSSOROENSE E AMO AS COISAS DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ - FUTURA METRÓPOLE, SOU TORCEDOR DO MEU QUERIDO E AMADO BARAÚNAS. EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, ITAÚ, FELEIPE GUERRA, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, RODOLFO FERNANDES, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO. SOU CASADO, PAI DE TRÊS FILHOS: JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. TENHO UMA NETA - JÚLIA MELISSA, FILHA DE JULLYETTH E MOISÉS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AO MEU PRÓXIMO COMOA MIM MESMO, TENHO A MANIA DE PESQUISAR, LER E ESCREVER. SEMPRE PROCURO SER HONESTO E TENHO A HUMILDADE COMO MINHA PRINCIPAL ARMA PARA A MINHA FELICIDADE