BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 17 de maio de 2011

SOLENIDADE DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADO PM


29 de dezembro de 1999
Sr. Governador Dr. Garibaldi Alves Filho;  Sr. Secretário da Segurança Pública, Gen. de Ex.  R1 José Carlos Leite Filho, demais autoridades, minhas senhoras, meus senhores,
Caros Formandos,
Início minhas palavras buscando um exemplo de há muitos anos, quando irrompeu a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos,  surgiu a necessidade urgente de comunicação com o chefe dos insurretos, General Garcia, que se encontrava em alguma fortaleza no interior do sertão cubano, sem qualquer meio de comunicação.
Alguém lembrou que só  existia  um  homem capaz de levar a mensagem ao General Garcia, e esse homem  era  o Soldado Rowan, que foi apresentado ao presidente e dele recebeu uma carta, metendo-a em um envelope, amarrando-a sobre o peito e  após quatro dias, saltou de um barco na costa cubana, embrenhando-se  na  selva  e depois de três semanas, conseguiu sair do outro lado da ilha, entregando a carta ao General Garcia.
O ponto moral desta história que desejo enfatizar é este: o presidente deu uma carta para ser entregue ao General Garcia. O soldado Rowan a  recebeu e nem sequer perguntou:  “onde é que ele está ?”.
O exemplo desse grande soldado, é o exemplo que nós temos que seguir, pois num mundo onde os valores morais e profissionais,  estão sendo dizimados a cada dia, com os mais escandalosos envolvimentos de autoridades dos mais variados segmentos, com o tráfico de drogas, o crime organizado, etc, precisamos de uma polícia militar repleta de soldados Rowan, pois é através do exemplo, do cumprimento do dever, do respeito aos ordenamentos regedores da instituição, do respeito ao mais humilde cidadão, que adquiriremos o endurecimento das vértebras,  para poder nos mostrar fiéis ao exercício do cargo, atuando com destemor com o fim de dar conta da missão de ser militar estadual.
Buscamos esse exemplo de lealdade, disciplina e competência, porque nos nossos dias, o mau humor,  a  indelicadeza,  a  desatenção,  a  indisciplina,  a  indiferença  irritante  e  o trabalho mal feito, parecem ser a regra geral, em todos os órgãos públicos que necessitamos buscar apoio,  e, também, em alguns setores da polícia militar.
Será possível se confiar a quem assim age, uma carta para entregar a Garcia ? 
Entendo que não, pois quem assim procede, fatalmente não é bem sucedido, vive a perambular errante de unidade para unidade, no entanto,  ninguém que o conheça,  se aventura a tê-lo em sua companhia ou em seu batalhão, porque é a personificação do descontentamento e do espírito de réplica desprovida de fundamentação.
Caros formandos,
Hoje vocês alcançam um objetivo e um direito, que é aquele de integrar, na condição de Soldado PM, as fileiras da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Sejam bem vindos, e fiquem certos de  que  não será uma tarefa fácil, pois a nossa estrada é cheia  de espinhos, com obstáculos dos mais variados, incompreensões, agressões gratuitas,  e o mais paradoxal que possa parecer,  estamos em permanente risco de vida em defesa da vida de todos que fazem a sociedade.   
A simples interpretação do juramento prestado perante nossa bandeira nacional, bem retrata a dura profissão  escolhida,  pois  juramos  regular  nossa conduta,  pelos preceitos da moral, cumprindo rigorosamente as ordens  das autoridades a que estivermos subordinados, nos dedicando  inteiramente ao serviço, à manutenção da ordem pública e  à  segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida.
Observem que é um juramento poderoso, onde nos colocamos a  inteira disposição da sociedade, da instituição e da lei, vez que somente assim, conseguiremos chegar ao final da estrada e entregar nossa mensagem não ao General Garcia, mas a sociedade que representamos.
O compromisso ora prestado, exige  de  todos  nós,  conduta moral e profissional irrepreensível, amor a verdade e a responsabilidade como fundamentos da dignidade pessoal, o cumprimento das leis,  o zelo pelo preparo próprio, moral, intelectual e físico, tendo em vista o cumprimento da nossa missão.
Temos ainda o dever de sermos cidadãos,  procedendo de maneira ilibada na vida pública e na particular,  nos conduzindo, mesmo fora do serviço, de modo que não sejam prejudicados os princípios da disciplina e da hierarquia, do respeito e do decoro policial-militar, zelando pelo bom nome da corporação.
Constituem esses, apenas uma parte dos nossos deveres e obrigações, que cada um de vocês conheceu, estudou, interpretou  e pos em prática durante os quatro longos meses do curso de formação.
Mas também têm os senhores uma gama de direitos, quais sejam: o direito de serem tratados como homens livres, cidadãos, um trabalho digno, a ampla defesa, o contraditório,  enfim, o direito de terem direitos.
Para fazer jús a esses direitos, faz-se necessário que ajam com elegância, com técnica, ao invés de violência, com coerência, ao invés de mau humor, com respeito a todos e a cada um, independentemente da condição social, pois somente assim conseguiremos conquistar respeito,  apoio e reconhecimento da sociedade.
Guardem sempre consigo que o ilegal, a violência, o mau trato, o desrespeito, o abuso, a extorsão, o oferecimento de propinas, de facilidades  e uma gama de outros  vícios,  estarão caminhando a todo momento, ao lado de cada um de vocês, numa tentação permanente,  e que somente poderá  ser  vencida  se  os  valores  morais,  as  qualidades  funcionais  e  o preparo profissional forem sempre exercitados, mantendo o auto controle, pois aquele que não é capaz de manter completo domínio sobre as suas emoções,  em todas as  circunstâncias,  não serve para integrar nossas fileiras, e será exatamente esse controle emocional diante do perigo e das ofertas fáceis de suborno e outras congêneres,  que  constituirá o antídoto para que você se mantenha fiel a sua instituição, a sociedade e a lei.
Tenham sempre uma certeza, que é aquela  de que podem contar a todo momento, com o incondicional apoio da corporação, pois a Polícia Militar somos nós, indistintamente, e o mesmo respeito, o mesmo valor, a mesma dignidade que tem um Comandante Geral, tem o seu soldado, pois todos nós, juntos, fazemos a corporação.
Guardem o exemplo do soldado Rowan, e quando receberem uma missão, cumpram com o seu dever, pois a sociedade busca ansiosa homens nestas condições, porque precisa dele em cada cidade, em cada bairro, em cada vila, enfim, em qualquer local onde o cidadão esteja presente.
Nossa Polícia Militar hoje os recebe de braços abertos, apostando todas as nossas fichas na capacidade de cada um de vocês, e do outro lado, a sociedade grita a todo instante: precisa-se e precisa-se com urgência de um homem capaz de levar uma  mensagem a Garcia,  e queira deus,  que todos vocês possam sempre honrar e ajudar nossa Polícia Militar a crescer cada  vez  mais,  única  forma de conquistar o direito de  dizer a plenos pulmões.
Tenho orgulho de ser da Polícia Militar !!!.
Feliz ano novo, sejam felizes e que Deus nos abençõe.
Josemar Tavares Câmara, Cel PM
Comandante Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – A SUA ENCILOPÉDIA DIGITAL NA INTERNET, COM 16 BLOGS, 1384LINKS, UM ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO ASSIM 1406 PÁGINAS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. @@ MOSSORÓ-RN

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE E PERTENCENTE A GUARDA PATRIMONIAL DO ESTADO, NO EFETIVO DO DESTACAMENTO DA GUARDA PATRIMONIAL DE MOSSORÓ. SOU MOSSOROENSE E AMO AS COISAS DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ - FUTURA METRÓPOLE, SOU TORCEDOR DO MEU QUERIDO E AMADO BARAÚNAS. EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, ITAÚ, FELEIPE GUERRA, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, RODOLFO FERNANDES, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO. SOU CASADO, PAI DE TRÊS FILHOS: JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. TENHO UMA NETA - JÚLIA MELISSA, FILHA DE JULLYETTH E MOISÉS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AO MEU PRÓXIMO COMOA MIM MESMO, TENHO A MANIA DE PESQUISAR, LER E ESCREVER. SEMPRE PROCURO SER HONESTO E TENHO A HUMILDADE COMO MINHA PRINCIPAL ARMA PARA A MINHA FELICIDADE